terça-feira, 02 de dezembro de 2025
Foto: Reprodução/Polícia Militar
Uma operação integrada realizada nesta terça-feira (02) resultou na localização e neutralização de Lezenilton Luís Oliveira Teixeira, conhecido como “Coroa”, considerado um dos principais envolvidos em ataques do chamado Novo Cangaço em Goiás e outros estados.
A ação foi determinada pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás e executada por equipes do BOPE/PMGO, com apoio da FICCO, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e do setor de Inteligência da PMDF.
O criminoso foi encontrado na cidade de Braço do Norte (SC), onde estava escondido. Durante o cumprimento dos mandados de prisão, segundo a corporação, houve resistência violenta e armada, o que levou ao confronto. “Coroa” foi neutralizado pelas equipes.
Histórico criminal
De acordo com as informações repassadas pela Polícia Militar, Lezenilton era investigado e procurado por participação em diversos ataques a instituições financeiras, explosões de agências bancárias, roubos de explosivos e ataques a carros-fortes entre 2014 e 2016.
Entre os crimes atribuídos a ele está o episódio ocorrido em 13 de janeiro de 2016, em São Miguel do Araguaia (GO), quando a servidora do Ministério Público de Goiás Viviane Costa foi assassinada após ser feita refém — crime que teve forte repercussão no estado.
Entre os crimes listados estão:
Segundo a PMGO, Lezenilton fazia parte de um grupo responsável por ações de grande impacto no interior do país, todas caracterizadas por explosões, armas de grosso calibre e ataques coordenados.
A corporação informou que a operação foi planejada após a identificação do local onde o foragido estava escondido. As equipes deslocaram-se até o alvo e, durante a tentativa de cumprimento dos mandados de prisão, o homem reagiu, iniciando o confronto que levou à sua neutralização.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.