sexta-feira, 19 de abril de 2024

Plataforma que auxilia estudantes a se prepararem para o Enem é criada pelo governo de Goiás

POR Ana Carolina Morais | 27/08/2020
Plataforma que auxilia estudantes a se prepararem para o Enem é criada pelo governo de Goiás

Reprodução / Bonde

O

O governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira (27), a criação de uma plataforma que irá ajudar os estudantes goianos a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há 5 meses da aplicação da prova, o Estado, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu um mecanismo novo: a Plataforma de Correção Automática e de Ensino de Educação.

 

 

Em fase de testes, a ferramenta corrige as redações dos alunos conforme os requisitos exigidos pelo Enem, considerando, então, cinco critérios para a avaliação: o domínio da escrita formal da língua portuguesa, a compreensão do tema, a seleção, a organização e interpretação de informações para a defesa de um ponto de vista, o uso de mecanismos linguísticos para construir a argumentação e o respeito aos direitos humanos.

 

 

A equipe da Superintendência de Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que os alunos terão acesso a um fórum, dentro da plataforma, que será mediado por professores e funcionará como um plantão de dúvidas. O intuito é que, após as notas serem atribuídas pelo mecanismo, o estudante consiga sanar suas dúvidas quanto à escrita, bem como sobre as possibilidades de melhorias no texto.

 

 

As primeiras unidades a testarem esse novo programa serão dois colégios estaduais de Goiânia, o Jardim Europa e o Murilo Braga. Após o período de avaliação e adequações, a equipe da Superintendência de Tecnologia da Seduc irá estender o uso da ferramenta à todas as unidades da rede estadual de Educação.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: