sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Placas do Mercosul entram em vigor em Goiás no dia 10

POR Jornal Somos | 03/12/2018
Placas do Mercosul entram em vigor em Goiás no dia 10

Reprodução/Detran

C

Conforme divulgado na última sexta-feira (30) pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as placas no padrão Mercosul serão implantadas já em dezembro. Em Goiás, o prazo de implantação será em 10 de dezembro.

 

O prazo anterior era o dia 1º de dezembro, mas foi adiado após constantes cancelamentos em editais e pregões.

 

A primeira tentativa para a realização do serviço específico foi cancelada no início do ano, quando o Tribunal cancelou a licitação baseado no fato de que a pressão de contratação de uma única empresa descumpriria a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

O Detran fez uma segunda tentativa por meio de pregão eletrônico, com a publicação ocorrendo no último dia 12 e prazo para término para o próximo dia 25. As propostas deveriam ser registradas no site ComprasNet.

 

Nos outros estados, a implantação segue o cronogama abaixo:

 

  • Rio de Janeiro - até 3 dezembro
  • Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia - até 10 de dezembro
  • Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul - até 17 de dezembro
  • Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí - até 24 de dezembro
  • Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Geras, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins - 31 de dezembro

 

Saiba mais sobre as Placas Mercosul

 No novo modelo, todas as placas possuem fundo brando e trocam a cor dos caracteres alfanuméricos de acordo com a categoria: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarelo) e colecionador (prateado). O tamanho ainda é o mesmo do modelo antigo de 40 centímetros de largura por 13 centímetros de altura.

 

A nova placa vai dar maior segurança para os proprietários dos veículos, já que as placas constam com código único e tem todos os dados da confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data, ano e modelo de fabricação do veículo, além de permitir a rastreabilidade dela.

 

O novo modelo também  conta com um QR code e marca d'água, evitando a falsificação e praticamente impossibilitando a clonagem.

 

Além da maior segurança, as novas placas também resolvem o problema da proximidade do fim da combinação antiga, que estava prevista para se esgotar nos próximos dois anos. O novo modelo gera mais combinações por combinar 4 letras e 3 números.

 

A rastreabilidade do veículo é realizada por meio de um aplicativo que será disponibilizado aos policiais pelo Denatran até o fim de setembro.

 

Inicialmente os veículos que terão obrigatoriedade na substituição de placas são aqueles que precisam ser registradas em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas, seja por troca de placar danificados e alteração de categoria.

 

 

Leia mais:

Emplacamentos não concluídos podem ser fechados pelo Detran-GO

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: