quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: freepik
Neste último fim de semana iniciou o período da Piracema, onde as atividades de pesca serão paralisadas no Estado de Goiás.
Na Piracema diversas espécies de peixes buscam locais adequados para reprodução e alimentação. Durante esse ciclo, os peixes se agrupam em cardumes e enfrentam as correntezas para garantir a perpetuação da espécie.
A interferência, como pesca predatória, pode comprometer o ciclo reprodutivo e afetar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.
O período de defeso vai até o dia 28 de fevereiro de 2025.
Além disso, fica proibido pescar espécies ameaçadas de extinção e em defeso permanente; a captura de animais com tamanhos inferiores ou superiores ao permitido; de quantidade de pescado superior à permitida, e outras orientações.
Também é proibido, o uso de artifícios para retenção de cardumes, como rações, quireras ou outros meios, em qualquer modalidade de pesca. Desrespeitar essas proibições pode acarretar penalidades estaduais e federais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.