quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O estado de Goiás deverá registrar um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) durante o período da pandemia de Covid-19 que pode ser superior ao de alguns outros estados, devido à atividade agropecuária, uma vez que os preços dos commodities avançaram. Diante disso, o território goiano tende a apresentar um aumento de 4,5% no acumulado entre 2020 e 2022 quando comparado à 2019, antes da pandemia.
Além de Goiás, outros estados que também terão aumento no PIB por causa da agropecuária são Mato Grosso do Sul (4,9%), Tocantins (4,7%), Pará (4%) e Espirito Santo (3,9%). Essas projeções foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo.
Como os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o PIB dos estados são os de 2019, a projeção optou pro fazer a estimativa do desempenho dos anos seguintes, com a pandemia ainda acontecendo.
De outro lado, o PIB nacional já possui resultados que vão até 2021. Sendo assim, realizando os comparativos, os dados estimam que no acumulado de 2020 a 2022, 15 unidades da federação, isto é, 14 estados e o Distrito Federal, deverão registrar uma variação maior que a do PIB brasileiro.
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.