Goiás

PF faz operação contra compra irregular de testes de Covid

POR Camilla Paes Leme | 02/07/2020
PF faz operação contra compra irregular de testes de Covid

Reprodução de vídeo

A

A Polícia Federal cumpre 81 mandados de busca e apreensão hoje de manhã para investigar desvios na compra de testes de covid-19. A operação foi batizada de "Falso Negativo". A ação acontece no Distrito Federal e pelo menos mais oito estados, sendo eles Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

 

A operação começou após investigação do Ministério Público do DF e tem apoio da Polícia Civil no DF e nos demais estados. Entre os alvos, estão o subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF, Iohan Andrade Struck, e o diretor do Laboratório Central do DF, Jorge Antônio Chamon Júnior.

 

As investigações apontam superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. São investigados os crimes de fraude em licitação, crime contra a ordem econômica e corrupção ativa e passiva. O prejuízo aos cofres públicos com as compras superfaturadas é estimado em cerca de R$ 30 milhões.

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio de nota, que "todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde, tem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal".

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES