quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A partir desta sexta-feira (02/09), a Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo, da unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em Goiânia, tem uma urna eletrônica adaptada para pessoas com deficiência visual que desejam se preparar para as eleições que acontecerá no dia 2 de outubro.
A urna ficará disponível durante 15 dias antes das eleições, acompanhada de fones de ouvido já que está habilitada com dispositivo sonoro, ela tornará acessível o manuseio do eleitor portador de deficiência visual.
“O acesso à urna é aberto para todo o público. Oportunidade para as pessoas que quiserem aprender a usar, conhecer as atualizações que foram implementadas e esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento”, ressalta Adelson Alves da Silva, coordenador da Biblioteca.
A pedido de Adelson, os servidores da biblioteca foram treinados pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta quinta-feira, 1º, para auxiliar os interessados em testar a urna.
“A partir do momento que as pessoas têm acesso ao aparelho e passam a entender o seu funcionamento, seu mecanismo e seus dispositivos de segurança, elas podem difundir essa informação e contribuir com o esclarecimento da população. Importante para sanar dúvidas e eliminar também suposições inadequadas que circulam sobre essa ferramenta”, pontua o coordenador.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.