quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Pesquisadores da UEG descobrem nova espécie de escorpião

POR Ana Carolina Morais | 05/09/2021
Pesquisadores da UEG descobrem nova espécie de escorpião

Foto: Divulgação/ UEG

O

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Laboratório de Ecologia Comportamental de Aracnídeos, na cidade de Anápolis, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, descobriram uma nova espécie de escorpião, localizado na caverna “Meu Rei”, no Parque Nacional de Catimbau, no município pernambucano de Tupanatinga.

 

 

A nova espécie recebeu o nome de Maxchernes kapinawai, em homenagem à tribo “Kapinawá”, que são os possíveis descendentes dos povos que viveram na Vila de Macaco, que é próxima ao local onde o escorpião foi descoberto.

 

 

O animal encontrado, além de ser uma nova espécie, é considerado também um pseudoescorpião. De acordo com o professor Everton Tizo Pedroso, coordenador do estudo, o Brasil é o país que possui a maior concentração desses pseudoescorpiões, sendo 170 espécies destes que são conhecidas até o momento.

 

 

O estudante de doutorado Edwin Bedoya Roqueme é responsável pela condução do estudo, que além de ter sido publicado na revista inglesa Studies on Neotropical Fauna and Environment com o título de “Nova espécie de pseudoescorpião cavernícola do nordeste brasileiro”, irá integrar o acervo biológico do laboratório da UEG.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: