sábado, 20 de abril de 2024

Pesquisa Serpes apresenta Caiado com grande vantagem a frente dos candidatos nas intenções de voto para eleições 2022

POR | 16/07/2022
Pesquisa Serpes apresenta Caiado com grande vantagem a frente dos candidatos nas intenções de voto para eleições 2022

Montagem de imagens de reprodução

F

Faltam um mês para o início oficial das campanhas eleitorais deste ano, e ainda às vésperas das convenções, a pesquisa Serpes publica sua 1ª rodada sobre os votos para o cargo de governador de Goiás. Contratada pelo jornal O Popular foram ouvidos 801 eleitores entre os dias 10 e 14 de julho. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO 02837/2022. Foram realizadas simulações espontânea,estimulada e com três cenários de 2º turno. 


E em todos os cenários o atual governador, Ronaldo Caiado (União Brasil) estaria a frente dos outros candidatos, sendo que pesquisa estimulada, que é quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada ao eleitor, Caiado tem 37,6% das intenções de votos – vantagem de 18,9 pontos porcentuais sobre o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que registra 18,6% das menções estimuladas. Em sequência está na terceira posição, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) marca 15% das indicações. A pesquisa Serpes/O Popular aponta empate técnico entre Mendanha e Perillo, dentro da margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Os bastidores afirmam que o tucano deve oficializar sua pré-candidatura ao governo hoje, sábado (16/7).

 

O deputado federal Vitor Hugo (PL) é lembrado por 3,1% dos entrevistados, em quarto lugar. Abaixo, veem a sequência de 1% ou menos sendo com: o ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT) tem 1%, Cintia Dias (Psol) 0,7% e Helga Martins (PCB), 0,1%. Edigar Diniz (Novo) não pontuou. Indecisos somam 18,4%, enquanto 5,4% pretendem anular ou não votar.  

 

Espontânea

No levantamento espontâneo – quando não é apresentada a cartela com o nome dos candidatos, o Caiado tem 17,2% das indicações espontâneas. Gustavo Mendanha é lembrado por 8,2%; Marconi Perillo, por 3%; e Vitor Hugo, por 1,1%.

 

Os demais pré-candidatos ao governo tiveram poucas indicações na pesquisa espontânea. Entre os entrevistados, 66,3% não escolheu candidato para a sucessão de 2 outubro – porcentual considerado natural devido à distância do pleito.

 

Segundo turno

Na disputa contra Gustavo Mendanha, Caiado vence por 52,1% a 30%, vantagem de 22,1 pontos. Neste cenário, os indecisos somam 9,1%, enquanto 8,9% pretendem anular ou não votar. 

 

No embate com o ex-governador Marconi Perillo a vitória seria de Caiado ainda por 55,6% a 22,1%. Anulariam ou deixariam de votar 14,7% e 7,6% se mostraram indecisos.  

 

Na simulação de 2º turno entre Caiado e o deputado federal Vitor Hugo, o atual governador dispara: 61,5% contra 13,2% do parlamentar bolsonarista. Neste cenário, 15,4% anulariam e outros 9,9% afirmaram indecisão.

 

Rejeição


A pesquisa Serpes/O Popular aponta o ex-governador Marconi Perillo como o mais rejeitado entre os pré-candidatos à sucessão estadual. Dos entrevistados, 30,6% não votam no tucano em nenhuma hipótese, o dobro da rejeição do atual governador. Caiado é preterido por 14,7%.

 

Wolmir Amado é rejeitado por 3,9%; Vitor Hugo, por 3,4%;Cintia Dias por, 2,7%; Helga Martins, por 2,6%; Gustavo Mendanha e Edgar Diniz, por 2,5% cada. Entre os entrevistados, 43,1% não rejeita nenhum postulante e 6,9% não respondeu.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: