quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Pesquisa revela queda de pessoas que pretendem presentear neste Dia das Mães

POR | 08/05/2020
Pesquisa revela queda de pessoas que pretendem presentear neste Dia das Mães

Ilustração

S

Segundo pesquisa realizada sobre a intenção de compras para o Dia das Mães, o número de goianos que pretendem presentear no Dia das Mães deve cair de 613 mil pessoas em 2019, para 353 mil este ano, uma redução de 42,4%. Com isso, a data deve movimentar apenas R$ 48 milhões no Estado, uma queda de mais 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são de uma pesquisa de intenção de compras feita pela Grupom Consultoria Empresarial. Mas também é confirmada em outras pesquisas realizadas no Brasil.

 

De acordo com Marcelo Baiocchi, presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), a previsão é de queda de pelo menos 50% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo ele, a retração será muito significativa. “Com essa situação de isolamento, comércio fechado, shoppings e região como a da 44 fechados, além das pessoas com medo de saírem, acaba influenciando a situação e nos deixando com a expetativa muito ruim”, falou ao Jornal Opção.

 

O levantamento também realizou uma pesquisa qualitativa com parte dos consumidores e empresários ouvidos para levantar os motivos para as respostas dadas. O primeiro é o fato de as famílias terem relatado algum tipo de dificuldade financeira, como uma redução na renda familiar. Outro fator é que muita gente revelou a intenção de comprar em lojas físicas, que estão impedidas de abrir por conta do decreto de isolamento do governo estadual. Entre os presentes já definidos uma grande parte está entre perfumarias e vestuário.

 

Para Baiocchi, é difícil prever quando a crise deve acabar. “Quando se pergunta a especialistas infectologistas quando isso irá passar, nem eles são precisos. Já ouvi respostas que vão de junho até setembro. Mas uma coisa é certa: vamos conviver por um bom tempo com o coronavírus”, sentenciou. Por isso, ele vê a necessidade de inovar. “Precisamos encontrar formas de conviver com a doença sem deixar que as atividades econômicas parem de funcionar e com segurança”, opinou.

 

Ao final, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Denimárcio Borges, lembra que em Rio Verde a indicação é que as pessoas utilizem o máximo de recurso virtuais para compras locais. "Muitos estabelecimentos tem atendido por telefone, WhatsApp ou site próprio, mas ainda temos a ferramenta desenvolvida para compras locais, como o compreemrioverde (clique e leia mais)", explicou.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: