sexta-feira, 24 de maio de 2024

Goiás

Pesca é proibida no estado de Goiás até fevereiro de 2019

POR | 01/11/2018
Pesca é proibida no estado de Goiás até fevereiro de 2019
N

Nesta quinta-feira (1) em todo o estado de Goiás começa a piracema. Essa palavra de origem tupi significa “subida do peixe”, e caracteriza a época de reprodução dos peixes de água doce. Esse período termina em fevereiro de 2019 e é essencial para a reprodução da fauna aquática. Enquanto a piracema prevalece,  a pesca está proibida, com exceção da pesca esportiva com licença para modalidade específica.

 

 

Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) vão percorrer rios e lagos goianos, orientando a população sobre esse período e repreendendo a pesca predatória. Essa ação acontecerá principalmente nas regiões de Três Ranchos, Rio Vermelho, Corumbá III e IV, Paranã, Rio das Almas e Rio Piracanjuba, e com maior concentração na região do Parque Estadual do Araguaia (São Miguel do Araguaia), Rio Crixás e Rio do Peixe.

 

 

Durante a piracema ocorre a Lei da Cota Zero, que proíbe o transporte de peixes em Goiás. De acordo com a Secima, esse ano, durante esse período também haverá medidas de combate ao desmatamento e à extração mineral ilegal em outras regiões do estado.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: