quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Foto: Reprodução Polícia Civil
Uma operação de grande envergadura foi deflagrada nesta quarta-feira (6) pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio das polícias civis de Santa Catarina e Minas Gerais. A ação, batizada de Operação Mensa Ficta, teve como alvo uma associação criminosa especializada em estelionato digital e lavagem de dinheiro, responsável por aplicar golpes milionários em diversas partes do país.
A operação cumpriu seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Ituiutaba (MG), Pires do Rio (GO), Joinville (SC) e Chapecó (SC). Também foi determinado o bloqueio e sequestro de bens e valores que somam cerca de R$ 1 milhão.
As investigações foram iniciadas após uma vítima, residente em Goiânia, relatar ter sido lesada em aproximadamente R$ 1 milhão. O golpe, segundo a Polícia Civil, era executado por meio de aplicativos de mensagens, onde os criminosos criavam grupos para interagir com potenciais compradores. Após ganhar a confiança das vítimas, os suspeitos anunciavam falsamente a venda de veículos de luxo seminovos.
Para dar aparência de legalidade aos negócios, os estelionatários apresentavam laudos cautelares, documentos dos veículos e informações técnicas detalhadas. As vítimas, confiando na seriedade da transação, efetuavam o pagamento — mas jamais recebiam os automóveis.
O grupo criminoso vinha atuando há pelo menos quatro anos e causou prejuízos a vítimas nos estados de Goiás, Santa Catarina, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul. A estimativa é de que os valores movimentados pela associação ultrapassem a casa dos milhões.
Com a deflagração da Mensa Ficta, a Polícia Civil reforça seu compromisso no combate ao crime organizado e à proteção do cidadão contra fraudes cada vez mais sofisticadas no ambiente digital.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Debate entre base do governo e oposição reascende com pedido de extinção do Fundeinfra