quinta-feira, 18 de abril de 2024

Goiás

Passaporte Equestre de Goiás é lançado durante 14º Encontro de Muladeiros

POR | 23/04/2022
Passaporte Equestre de Goiás é lançado durante 14º Encontro de Muladeiros

Imagem: Divulgação/Secom/Governo de Goiás

N

Nesta semana, a cidade de Iporá em Goiás recebeu gente de todo o Estado e Brasil. O motivo foi a abertura oficial do 14º Encontro Nacional de Muladeiros e o tradicional desfile pelas ruas da cidade. Considerado um dos maiores eventos do gênero no mundo, o encontro segue até o domingo (24).

 

“A festa vem com ainda mais força, mais brilho, mais vontade das pessoas se encontrarem, se abraçarem”, destacou Ronaldo Caiado, governador de Goiás. Após dois anos de interrupção do evento devido à pandemia, o governador disse que é hora de recuperar o tempo perdido e celebrar a história e a tradição de Goiás.

 

 

E aproveitando o momento, Caiado lançou o Passaporte Equestre, uma evolução nas burocracias de notas de transporte de animais. Graças à tecnologia, o documento dispensa a emissão de nota fiscal no trânsito de equinos, asininos e muares. A iniciativa da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio da Secretaria da Economia e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), garantirá agilidade, menos burocracia e maior economia para o equideocultor.

 

 

Com o passaporte, os animais são identificados por chip e cadastrados por meio de QR Code, o que permite o livre transporte para participar de cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos, provas e qualquer outra atividade ou evento de natureza cultural, desportiva ou de lazer. A praticidade vai substituir os protocolos praticados até então, em que o criador precisava carregar uma “pastinha” com cinco documentos por animal.

 

 

A novidade também estende de 60 para 180 dias o prazo de validade de exames. Quanto à Guia de Trânsito Animal (GTA), era cobrado em torno de R$ 15 por emissão e exigido documento novo a cada movimentação. Agora, a taxa única é de R$ 60 ao ano. A adoção do Passaporte Equestre é facultativa.

 

“Minha mula Estrela já está chipada e, com isso, pode transitar sem a necessidade de repetir exames”, disse Caiado. Como explica o governador, antes, a repetição dos exames onerava muito os produtores e era um dos empecilhos para o fluxo de animais nos tradicionais eventos do ramo em Goiás

 

 

Também participaram do Encontro o deputado estadual Amauri Ribeiro, autor do projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o superintendente do Ministério da Agricultura em Goiás, José Eduardo França; o secretário Tiago Mendonça (Seapa); o ex-deputado Daniel Vilela; o senador Luiz do Carmo; os deputados federais José Mário Schreiner e Adriano do Baldy; os deputados estaduais Rafael Gouveia, Francisco Oliveira e Doutor Antônio. Ainda estiveram presentes o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, Pedro Sales, da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, da Agrodefesa, José Essado; o chefe de gabinete da Governadoria, Alex Godinho; padre Melquíades e o presidente do Sindicato Rural de Iporá, Nilton Pereira.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: