quarta-feira, 03 de julho de 2024

Participação de aves em eventos agropecuários será prorrogada por tempo indeterminado

POR Thaynara Morais | 31/05/2023
Participação de aves em eventos agropecuários será prorrogada por tempo indeterminado

Arquivo/Agência Brasil

O

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), divulgou hoje (31) medidas mais rigorosas de prevenção contra a gripe aviária.

 

 

 A suspensão das participações de quaisquer espécies de aves em eventos agropecuários será prorrogada por tempo indeterminado, conforme estabelecido na Portaria Agrodefesa nº 209/2023, publicada no Diário Oficial.

 

 

Além disso, o governo proibiu aglomerações, encontros, torneios e exposições de passeriformes nativos e exóticos de outras aves em todo o Estado de Goiás. Essas medidas têm como objetivo conter a propagação da gripe aviária, que recentemente chegou ao Brasil, conforme informado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

 

José Ricardo Caixeta, presidente da Agrodefesa, ressalta a importância da intensificação das medidas preventivas neste momento. Embora ainda não tenham sido registrados casos de gripe aviária em granjas comerciais, é essencial que toda a cadeia produtiva goiana esteja vigilante e cumpra rigorosamente as medidas preventivas para evitar a entrada da doença no estado.

 

 

"É fundamental que todos os envolvidos na produção avícola em Goiás tomem todas as precauções necessárias e cumpram as medidas preventivas estabelecidas. Devemos impedir a chegada da gripe aviária às nossas granjas comerciais", destaca José Caixeta.

 

 

O presidente da Agrodefesa também ressalta a necessidade de redobrar os cuidados, especialmente com as pequenas criações domésticas e de subsistência, que são mais vulneráveis e podem ser afetadas pela doença. A disseminação da gripe aviária a partir dessas criações pode representar um risco ainda maior para as granjas comerciais.

 

 

A Agrodefesa trabalhará em estreita colaboração com os produtores, veterinários e demais envolvidos na cadeia avícola para garantir o cumprimento das medidas preventivas estabelecidas. Inspeções e fiscalizações serão intensificadas para assegurar o cumprimento das normas e proteger a saúde das aves e a economia do estado de Goiás.

 

 

A população goiana também é incentivada a colaborar, reportando qualquer suspeita de gripe aviária às autoridades competentes. A conscientização e ações conjuntas são fundamentais para evitar a propagação da doença e preservar a avicultura goiana.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: