quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Parques estaduais goianos são reabertos para visitação

POR Jornal Somos | 22/05/2021
Parques estaduais goianos são reabertos para visitação

Divulgação / Governo de Goiás

O

O público goiano voltou a ter acesso, nessa semana, à 7 parques estaduais de Unidade de Conservação (UC). São eles, o parque Serra de Caldas Novas, Pirineus, Terra Ronca, Altamiro de Moura Pacheco, João Leite, Telma Ortegal, Águas do Paraíso e Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João. Segundo informado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), as Unidades de Conservação Estaduais (UCs) foram abertas para visitação pública e utilização voltada à fins de pesquisas e levantamentos científicos presenciais, incluindo atividades educativas e de lazer comunitário, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas.

 

 

O funcionamento será mediante o cumprimento dos protocolos de segurança para controle da Covid-19, como o uso obrigatório de máscara de proteção durante todo o período de permanência no interior do parque, devendo cobrir toda a região do nariz e da boca e o uso de álcool 70%, que deverá ser transportado por cada usuário em recipientes individuais. Além disso, para que não haja transmissão direta, deverão ser removidos jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso. Por fim, deverá ser mantido o distanciamento mínimo de dois metros entre bancos, cadeiras e móveis de descanso, bem como a realização de limpeza e desinfecção com freqüência dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras, além de outros objetos de uso coletivo.

 

 

O Parque Estadual de Terra Ronca terá algumas especificidades em suas visitas nas cavernas, onde ainda deverão ser observados outros regramentos como a garantia de que todos os equipamentos de uso pessoal e coletivo (capacete, lanterna, calçados, vestimentas, entre outros) sejam devidamente desinfetados, com exceção daqueles que, por orientação do fabricante, não possam receber produtos químicos, a redução do grupo de visitantes a, no máximo, seis pessoas para um condutor, devendo ser observado o distanciamento de dois metros entre cada integrante do grupo, e no interior da UC, além do uso da máscara facial, estará obrigatória a necessidade de higienização das mãos com álcool 70% antes de entrar na caverna, e logo ao sair, tanto para os condutores, quanto para os visitantes.

 

 

Outra nova normativa é o estabelecimento de um tempo limite de 5 minutos nas paradas para contemplação, interpretação e descanso, de forma a prevenir o agrupamento de pessoas no local. O número de visitantes nas UC's goianas terá sua capacidade diminuída para que a visitação possa ocorrer respeitando o espaçamento mínimo de dois metros entre as pessoas e o limite estabelecido pelo Plano de Manejo.

 

 

  

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo de Goiás)  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: