sábado, 20 de abril de 2024

Paratleta assistido pelo Senar Goiás conquista primeiro lugar em competição Equestre em Brasília

POR REDAÇÃO | 18/05/2021
Paratleta assistido pelo Senar Goiás conquista primeiro lugar em competição Equestre em Brasília

Reprodução/Faeg/Senar

M
Muitas comemorações marcaram a conquista do título, entre elas uma carreata no final da tarde da segunda-feira (17/05), que marcou o retorno do atleta para casa. Maykon Douglas, desfilou em carro aberto pelas ruas de Jussara e recebeu o carinho e reconhecimento dos moradores da cidade. 

 

Vencendo desafios

 

Uma prova difícil, muito técnica e que exige tanto do cavaleiro como do cavalo, esses foram os desafios enfrentados pelo Paratleta, Maykon Douglas, no último fim de semana. A afirmação vem do instrutor do Sistema Faeg/Senar Goiás, o professor de educação física, Diego Almeida Silva, que acompanha Maykon a cerca de um ano. “É uma prova raiz da equitação clássica, é o adestramento equestre, hoje na CBH - Confederação Brasileira de Hipismo, ela está entre as 4 modalidades hípicas olímpicas” explica o professor.  Maykon participou no ano passado da classificação internacional, responsável por  nivelar o potencial de cada atleta. O Diagnóstico médico aponta que Maykon possui paralisia cerebral e hemiplegia, que é a paralisia total ou parcial da metade lateral do corpo, ele possui ainda dificuldades para alongar os membros. Para Diego o desempenho de Maykon é algo extraordinário, pois além da determinação ele é muito esforçado." Mesmo num cenário de pandemia ele não desistiu de treinar um dia sequer. Maykon tem um potencial gigantesco, vai longe! Ele foi projetado para vencer. Qualquer um já teria desistido diante de tantas barreiras, acredito que entusiasmo se dá por conta de uma base familiar sólida e bem estruturada” ressalta.
 
 
 

Maykon Douglas conquistou o Primeiro lugar competindo na primeira Etapa do Ranking Adestramento FHBr, categoria paraequestre, grau 4, modelo, adestramento. A prova consiste numa coreografia que o atleta faz conduzindo o cavalo dentro de um picadeiro, para isso ele teve que decorar 28 figuras, e desenvolver o movimento desenhando cada uma delas, conduzindo o animal. Mas o que seria limitações se tornou superação e Maykon hoje leva alegria não só a família, mas para todos aqueles que se dedicam ao seu treinamento. Como conta Isabella Carolina Souza, coordenadora e fisioterapeuta do Centro de Equoterapia João Lucas, de Jussara - Goiás, onde Maykon iniciou a prática do esporte “Superou nossas expectativas, por ser nossa primeira competição a reprise do Maycon foi muito puxada, com sequência ordenada, com passo trote e galope. Estamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho e de viver esse momento com ele. Isso nos motiva a trabalhar ainda mais para ajudar mais pessoas” comemora Isabela.

 

 

O Gerente de Promoção Social o Senar Goiás, Renildo Teixeira, esteve presente na competição e fala com orgulho dos resultados conquistados por Maycon e por todos os envolvidos no treinamento do Jovem. “Ele é um exemplo a ser seguido não só para outros centros de treinamento de Equoterapia, mas para outros praticantes. E o Senar Goiás realiza o trabalho de apoiador fornecendo profissionais altamente capacitados e vamos seguir fornecendo todo apoio necessário para o treinamento desses atletas. Queremos que outros centros se inspirem para que mais jovens possam ser identificados e que muitos outros se vejam capazes de grandes conquistas”, conclui Renildo.

 

 

Comunicação Sistema Faeg/Senar

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: