sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Outubro Rosa colore fachadas de órgãos públicos de Goiás

POR | 07/10/2020
Outubro Rosa colore fachadas de órgãos públicos de Goiás

Imagem: Curta Mais

O

O mês de outubro é sinônimo da luta e prevenção ao câncer de mama, mas este ano tem um perfil um pouco diferente em Goiás por conta das medidas de prevenção e combate à transmissão da Covid-19.

 

Segundo a comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), será promovido eventos virtuais para difundir a campanha de conscientização do Outubro Rosa, mês que destaca a importância do combate ao câncer de mama.

 

 

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres de todo mundo e corresponde a cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano. Entre as brasileiras, o percentual chega até a 29%. Não existe uma causa única. Diversos fatores estão relacionados com o risco de se desenvolver a doença, como idade, fatores endócrinos, genéticos, fatores ambientais ou comportamentais etc. Uma multiplicação desordenada de células anormais da mama formam um nódulo ou um tumor. Em alguns casos, o desenvolvimento é lento, enquanto em outros, crescem mais rapidamente. É fundamental que mulheres façam o exame de toque e mantenham o acompanhamento periódico com o médico.

 

 

Para já marcar na agenda, está previsto para o dia 29 de outubro, pela plataforma Zoom, um encontro será promovido pela área de Saúde da Mulher da SES-GO com profissionais da saúde e gestores municipais. O evento foi intitulado Encontro com Especialistas e Outubro Rosa. Além do encontro virtual, órgãos estaduais, principalemente os hospitais, também realizam programações específicas e iluminam suas fachadas com a cor rosa. Algumas unidades também irão espalhar materiais impressos e distribuir fitas rosas, além de outras ações.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: