sábado, 18 de janeiro de 2025

Goiás

Oswaldo Stival, ex-prefeito idealizador do Festival de Nova Veneza, morre aos 92 anos

POR Bento Júnior | 08/01/2024
Oswaldo Stival, ex-prefeito idealizador do Festival de Nova Veneza, morre aos 92 anos

Foto: Reprodução/Redes Sociais

M

Morreu neste domingo (7) o empresário e ex-prefeito de Nova Veneza Oswaldo Stival, aos 92 anos. Stival foi um dos fundadores do Sindicato das Indústrias do Arroz de Goiás e idealizador do tradicional Festival Italiano de Gastronomia e Cultura de Nova Veneza. A causa da morte não foi divulgada.

 

Em nota de pesar, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) lamentou a morte de Oswaldo, que fez história na indústria de Goiás e do Tocantins. O ex-prefeito foi condecorado com a Medalha do Mérito Industrial em 2022.

 

Stival chegou a receber título de comendador diretamente do presidente da Itália em 2012, por conta do reconhecimento de obras de resgate da cultura italiana no Brasil. A Prefeitura de Nova Veneza lamentou a morte do ex-gestor e decretou luto oficial de três dias. Oswaldo administrou o município por dois mandatos (1989-1992 e 2001-2004).

 

“Consternados com tamanha perca no âmbito pessoal, político cultural e econômico rogamos a Deus que ele derrame sobre a família e amigos todo conforto e paz neste momento tão difícil”, descreve a nota da prefeitura.

 

O Atlético Clube Goianiense também homenageou Oswaldo: "É com imenso pesar que a Família Atleticana se despede de Oswaldo Stival, grande torcedor e figura importantíssima do Bairro de Campinas, reduto maior da torcida rubro-negra em Goiânia. Que Deus receba este gigante torcedor do Dragão!", escreveu o time nas redes sociais.

 

Casado com Edith Peixoto, Oswaldo é pai de Hermione e Edione Stival e dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival, diretores da indústria de alimentos Cooperfrigu, e avô do presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados no Estado de Goiás (Sindicarne), Leandro Stival.

 

O corpo de Oswaldo será velado no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith, em Nova Veneza. O sepultamento está previsto para segunda-feira (8), às 11h no cemitério local.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: