sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Oportunidades que brotam com o Senar

POR Jornal Somos | 02/09/2019

Paulo fez curso de hidroponia e hoje cultiva hortaliças como alface e rúcula

Oportunidades que brotam com o Senar

Faeg/Fredox Carvalho

T

Todos os dias pela manhã, Paulo utiliza um triciclo, que ele mesmo construiu, para ir até a chácara, localizada a 1 quilômetro de Nazário, cidade onde mora. No local, ele passa para a cadeira de rodas e começa o trabalho na plantação de hortaliças, por meio do sistema de hidroponia. A técnica de cultivo é sem terra e  as raízes recebem uma  solução que contém água e todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento  da planta,  através de canos de PVC.  “Eu sofri um acidente há 20 anos e fiquei sem andar. Tive que adaptar toda a minha vida. Antes eu fabricava queijos e aí fui obrigado a aprender outro trabalho em que eu pudesse fazer me locomovendo com cadeira de rodas e o triciclo”, conta o horticultor.

 

Por meio da internet, Paulo começou a fazer pesquisas e descobriu, primeiro, a aquaponia, criação de peixes associada ao cultivo de hortaliças. Mas sem o devido treinamento, o negócio não prosperou. No ano passado, ele conheceu o Senar Goiás e através do intermédio do Sindicato Rural, fez  o curso de hidroponia. “Agora, um ano depois, eu produzo mil pés de alface por mês, além de rúcula e cheiro verde. Às 8 horas da manhã, eu entrego as folhagens fresquinhas. Graças a Deus fiz uma boa freguesia. Meu produto não tem defensivos agrícolas e é tudo muito saudável e gostoso”, reforça.

 

A chácara de Paulo já serviu de sala de aula para outra turma que quis aprender hidroponia com o Senar Goiás.  A partir de agosto, a intenção é que alunos de escolas públicas possam ir até a propriedade e aprender a técnica. “O curso de hidroponia do Senar Goiás foi uma revolução para mim. Quando a gente trabalha, sem saber direito as técnicas, toma muito prejuízo. Com o Senar melhorou 200 por cento”, conclui.

 

pic.twitter.com/IRqmeo1USR

— Jornal Somos (@JornalSomos) September 2, 2019 ">

Benefícios

O  agrônomo e instrutor do Senar Goiás, Ricardo Pereira, destaca  as vantagens da hidroponia. “A economia de água é muito grande, porque o sistema é fechado. Sem vento não tem evaporação. Também é possível  maior controle e assim evitar vazamentos. A mão de obra é facilitada, além de ser  trabalho limpo, com quase nada de  química. Ainda podemos destacar a produção de excelente qualidade e a colheita mais rápida. Em média 30 dias já tem alface no ponto,  enquanto no plantio  convencional  seriam gastos 40 a 50 dias”, afirma. 

 

O que se aprende no curso

  • Princípios do cultivo protegido
  • Estruturas para cultivo de mudas e hortaliças em estufas
  • Recipientes e substratos para produção de mudas em estufas
  • Sistemas de cultivo hidropônico
  • Temperatura e umidade na estufa
  • Nutrição mineral de plantas
  • Calibração/aferição de Equipamentos
  • Controle de pragas e doenças na hidroponia
  • Colheita/pós-colheita de produtos hidropônicos

 

Para mais informações sobre esse curso ou outros, acesse: www.sistemafaeg.com.br ou procure o Sindicato Rural de sua região.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: