quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Operação Viagem Segura reprova quase todos os veículos escolares

POR Jornal Somos | 12/11/2019
Operação Viagem Segura reprova quase todos os veículos escolares

Assessoria/PRF

N

Na noite de ontem, segunda feira (11/11), a Polícia Rodoviária Federal realizou em Goiás a Operação Viagem Segura. A fiscalização aconteceu em quatro pontos estratégicos de bloqueios nas BRs 060, 153 e 414, na cidade de Anápolis. A escolha dos locais, de acordo com a PRF, foi por terem grande circulação de transporte escolar, já que cidade recebe alunos de pelo menos 16 cidades próximas ao município.

 

Em duas horas da Operação Viagem Segura, dos 47 veículos que foram fiscalizados, vans e ônibus, 45 foram reprovados e foram anotadas 87 infrações. O que assustou nem foram apenas os números, mas as irregularidades também.

 

 

Foram detectadas irregularidades como pneus lisos, para-brisa trincado, extintor vencido, sistema de iluminação inoperante e falta do cinto de segurança, infrações que variam de leves a gravíssimas. A falta de inspeção semestral, motoristas sem o curso específico para o transporte escolar, falta do dispositivo de visão periférica e o não uso do cinto de segurança foram as infrações mais anotadas, segundo as informações da PRF/GO.

 

A PRF ainda informou que os veículos que foram parados nos pontos de bloqueios, transportaram os alunos até seus destinos, colégios e faculdades. Em seguida, foram conduzidos até a Unidade Operacional onde foram inspecionados.

 

 

A Polícia ainda cita que em um ônibus que percorre cerca de 80 km para trazer os estudantes para Anápolis, os agentes federais detectaram irregularidades como sistema de iluminação inoperante, tacógrafo irregular, sem cintos de segurança, sem autorização para transporte escolar, falta de equipamentos obrigatórios e a falta do dispositivo de visão periférica.

 

O que surpreendeu a PRF é que no início do período escolar de 2019, esta operação reprovou metade dos veículos fiscalizados em Anápolis, a expectativa era que esses números fossem reduzidos na repetição da Operação dentro do mesmo ano. O objetivo da operação, que deve passar por vários municípios de Goiás é checar as condições dos veículos para combater irregularidades que provocam acidentes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: