quinta-feira, 28 de março de 2024

Operação ‘Luz da Infância’: 28 são presos por abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes

POR | 30/06/2022
Operação ‘Luz da Infância’: 28 são presos por abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes

Imagem: Divulgação/Polícia Civil/SP

Nesta quinta-feira (30/06), foi realizada a nona fase da Operação "Luz na Infância" que tem como principal foco combater a pornografia infantil especialmente por disseminação na Internet. Esta Operação acontece ao mesmo tempo em 07 países, além do Brasil está incluso Estados Unidos, Equador, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Argentina. Segundo fontes oficiais são aproximadamente 800 agentes de polícia envolvidos no cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

 

E ainda, até a última atualização, foram presas em flagrante 28 pessoas, sendo 02 (duas) no Equador, 01 (uma) na Costa Rica e 25 no Brasil, entre as quais 13 estavam no estado de São Paulo.

 

As ações estão sendo coordenadas pelo Ministério da Justiça através das Polícias Civis nos estados de São Paulo, Goiás, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

 

 

A Operação investiga crimes de abuso e exploração sexual na internet. No total, foram emitidos 163 mandados de busca e apreensão em sete países, sendo 74 deles no Brasil.

 

“Os EUA apoiam a operação através do Departamento de Segurança Interna, rastreando os endereços virtuais desses criminosos, que atuam principalmente deep web“, explica Fernando Oliveira, diretor de operações integradas do Ministério da Justiça em entrevista à CNN.

 

A primeira fase da Operação aconteceu em 2017, e se intensificou em 2019, com duas deflagrações por ano. A fase anterior havia sido realizada em 09 de junho de 2021, quando 73 pessoas foram presas em flagrante.

 

(Fonte: G1 e CNN)

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: