segunda-feira, 27 de maio de 2024

Goiás

Operação investiga quadrilha de comércio ilegal de pescado

POR Bento Júnior | 21/09/2023
Operação investiga quadrilha de comércio ilegal de pescado

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Aragarças, deflagrou na última terça-feira (19), a Operação “Fishing Company”, que resultou no cumprimento de 24 ordens judiciais, entre buscas e prisões preventivas, em quatro estados, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Oito pessoas foram presas preventivamente e quatro em flagrante. Sete das prisões preventivas ocorreram em Rondônia. Na oportunidade, foi aprendida uma tonelada de pescados. A ação contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

As investigações tiveram início no final de 2022, quando foi deflagrada uma operação policial para fiscalizar as peixarias e conveniências do município de Aragarças. Durante as fiscalizações, foram constatadas irregularidades que demandavam uma apuração mais detalhada, em decorrência dos indícios de crimes como pesca predatória e fraude fiscal.

 

No curso das investigações, a Polícia Civil descobriu que os empreendimentos pertencentes aos integrantes do grupo criminoso estavam comercializando pescado de origem predatória, sendo peixes capturados com redes de malha, com tamanho proibido e espécies proibidas, a exemplo da “piraíba”, popularmente conhecida por “filhote). Além disso, havia a emissão de notas fiscais por empresas de fachada localizadas em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

 

O grupo criminoso executava transações financeiras vultosas entre si, entre depósitos, transferências e saques, da ordem de R$ 2 milhões. Os presos responderão pelos crimes de associação criminosa para praticar os crimes de pesca predatória, fraude fiscal, duplicata simulada e lavagem de dinheiro. Existem, ainda, apurações preliminares de possível envolvimento de alguns dos representados em outros crimes, a exemplo do contrabando de e crime contra o sistema financeiro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: