quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13) a quinta fase da Operação Espúrio que investiga fraudes e desvio de verba no Ministério do Trabalho. A PF suspeita que o valor desviado seja de R$ 12 milhões. Foram emitidos 14 mandados de busca e apreensão que serão executados ao longo do dia. As investigações estão focadas principalmente no desvio de valores da Conta Especial Emprego e Salário (Cees) através de pedidos fraudulentos de restituição de contribuição sindical.
Os mandados serão executados em Brasília, Goiânia, Anápolis e Londrina. Os investigados são acusados de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de dinheiro público e lavagem de dinheiro. O esquema se tratava da coleta fraudulenta de contribuição sindical, e de acordo com as investigações, o grupo manipulava os pedidos e depois repassava um percentual aos servidores e advogados que integravam o grupo criminoso.
Devido às investigações, o consultor jurídico do Ministério do Trabalho e o superintendente regional do Trabalho foram afastados por recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.