quinta-feira, 28 de março de 2024

Operação Decantação 3: PF identifica fraudes em 91 contratos da Saneago e milhões em propina

POR Jornal Somos | 04/04/2019
Operação Decantação 3: PF identifica fraudes em 91 contratos da Saneago e milhões em propina
A

A Polícia Federal identificou mais de 90 contratos fraudados na Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) entre 2012 e 2018 e apontou que um engenheiro que presta apoio técnico à estatal recebeu R$ 3 milhões em propina no período. O funcionário é um dos três alvos da Operação Decantação. 

 

O engenheiro, identificado como José Vicente da Silva Júnior, é ex-membro da comissão de licitações da empresa. Além dele, também foi preso Elvis Presley Mendanha, servidor da empresa e ex-pregoeiro da comissão de licitação. O empresário Eduardo Henrique de Deus também teve mandado de prisão determinado, mas está foragido.

 

A Saneago informou, por meio de nota, que a "tem priorizado a implantação das melhores práticas de governança e compliance, para garantir a lisura em todos os processos da Companhia, incluindo a realização de auditoria especial em um conjunto de processos relacionados ao período investigado". A empresa ainda informou que Elvis Presley era comissionado do estado e foi devolvido à Secretaria de Administração para ser exonerado. Com relação ao engenheiro José Vicente da Silva Júnior, serão abertos os procedimentos administrativos cabíveis.

 

O engenheiro é apontado como sócio oculto de algumas das empresas de fachada. Em alguns casos, quatro empresas diferentes eram registradas no mesmo endereço. A Polícia Federal identificou que o grupo também começou a fraudar licitações também fora da Saneago.

 

Em outras fases, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-governador José Eliton e chegou a prender ex-gestores da estatal, além de pessoas que seriam sócias de empresas favorecidas pelo esquema. Todas foram soltas dias depois por determinação da Justiça.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: