sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Operação da PF tem com um dos alvos ex-deputado goiano

POR Jornal Somos | 06/02/2020
Operação da PF tem com um dos alvos ex-deputado goiano

Marcelo Camargo/Agência Brasil

N

Nesta quinta-feira (06), a Polícia Federal (PF), deflagrou a Operação Gaveteiro, com o objetivo de apurar o desvio de valores do então Ministério do Trabalho, por meio da contratação de uma empresa de tecnologia da informação localizada em Brasília e em mais cinco estados. O ex-deputado Jovair Arantes é um dos alvos da operação.

 

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão em Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Além disso, também foi determinado pela Justiça Federal o bloqueio de aproximadamente R$ 76 milhões nas contas dos investigados. Ainda foram concedidas medidas cautelares proibindo que os investigados saiam do país.

 

Iniciadas em razão de relatório da Controladoria Geral da União, as investigações apontam que a contratação da empresa foi apenas um pretexto utilizado pela organização criminosa que atuava no Ministério do Trabalho para desviar mais de R$ 50 milhões do órgão entre os anos de 2016 e 2018.

 

O objeto da contratação foi a aquisição de solução de tecnologia e licenças, voltadas a gerir sistemas informatizados do Ministério do Trabalho e detectar fraudes na concessão de Seguro-Desemprego.

 

Os envolvidos na investigação responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva. As penas, somadas, podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: