quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Na manhã desta quarta-feira (09/06), a Polícia Civil de Goiás deflagrou a Operação Luz na Infância 8. A ação policial faz parte de mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país e, em Goiás, foi coordenada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos(DERCC). No Estado de Goiás, estão sendo cumpridos 06 mandados de busca e apreensão em 05 cidades (Aparecida de Goiânia, Anápolis, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Rio Verde). Até o presente momento, 02 homens foram presos em flagrante delito, por compartilhar e armazenar vasto material de imagens pornográficas infantis.
Esta operação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). A operação tem como objetivo identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Os policiais cumprem 176 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador. Quanto aos EUA, houve ainda a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.
No Brasil, a operação conta com a participação da Polícia Civil de 18 estados, contando com o Estado de Goiás. Os outros Estados são: São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul e Amazonas, além de agentes de aplicação da lei dos países envolvidos.
Balanço das Operações:
Em suas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a ‘Luz na Infância’ já cumpriu mais de 1.450 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.
Os resultados das operações anteriores foram os seguintes:
Fonte: Polícia Civil de Goiás e Ministério Público
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.