segunda-feira, 08 de julho de 2024

Goiás

Ônibus do Hemocentro realiza campanha de coleta sangue em várias cidades de Goiás

POR Jornal Somos | 18/07/2018
Ônibus do Hemocentro realiza campanha de coleta sangue em várias cidades de Goiás
A

A direção do Hemocentro Estadual de Goiás (Hemoceg) tem adotado uma série de iniciativas para aumentar as doações de sangue, levando a estrutura para atendimento cada vez mais perto do cidadão. Nesta terça-feira, dia 16, a Unidade Móvel do Hemoceg atendeu no pátio do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), das 8 às 17 horas, recebendo diversos doadores. Nos próximos dias 27 e 28, a Unidade Móvel estará em Pontalina.

 

O Hemocentro de Goiás abastece toda a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás, composta por 190 serviços de saúde localizados em todo o Estado. Além do Hemoceg, localizado em Goiânia, as ações de coleta, análise e distribuição do sangue são desenvolvidas pelos Hemocentros Regionais, localizados em Ceres, Catalão, Rio Verde e Jataí. Há, ainda, as Unidades de Coleta e Transfusão, sediadas em Iporá, Formosa, Quirinópolis e Porangatu.

 

Segundo Joice Vieira Cabral, farmacêutica bioquímica, responsável pelo laboratório do Hemocentro de Rio Verde, a unidade móvel não passará por aqui, mas a coleta continua acontecendo.

“Não haverá uma campanha em específico para o mês de Julho, porque como em Junho havíamos realizado uma, nós atingimos um estoque bem cheio. Conseguimos coletar um total de mil bolsas, que, dependendo do caso, podem ser fracionadas, atendendo até 4 mil pessoas. Rio Verde atende, hoje, 18 cidades do estado, então é sempre bom estar convidando as pessoas para virem doar, são todos muito bem vindos, porque uma bolsa pode durar até 42 dias, então, caso venham doar, garantiremos o estoque do próximo mês”.

 

Para aquele que tem interesse em doar sangue, de acordo com o Portal Goiás, é necessário que tenha boas condições de saúde, esteja entre 16 anos a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Todos os interessados são submetidos à triagem, na qual é feita uma entrevista e exames clínicos para averiguação de doenças como Aids e hepatite.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: