sábado, 18 de janeiro de 2025

Goiás

Onda de calor: Goiás registra temperaturas de mais de 40ºC e Inmet emite alerta

POR Jornal Somos | 13/09/2022
Onda de calor: Goiás registra temperaturas de mais de 40ºC e Inmet emite alerta

Redação Jornal Somos

A

Até quarta-feira (14), uma onda de calor atingirá parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é que haja máximas de 40ºC em áreas do estado do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal. 

 

Nesta terça-feira (13) várias cidades do estado de Goiás já registraram 40ªC, um morador de Porangatu, chegou a fotografar um termômetro de rua marcando 43°C.

 

As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, o que é comum nesta época do ano na área central do país. De acordo com especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica.

 

Com isso o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, pois a umidade do ar pode ficar abaixo de 12% durante essa semana. 

 

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, essa semana já pode ser considerada a mais quente do ano, já que as temperaturas devem permanecer em alta e ainda não há previsão de chuva.

 

“Essa semana ainda tem uma subsidência, ou seja, um ar seco superior descendo em direção à superfície, o que faz com que a umidade fique mais baixa ainda, ocasionando aí elevação de temperatura e também o que a gente chama de onda de calor", acrescentou.

 

Veja dicas de cuidados: 

 

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas não são recomendadas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.

 

Fontes: GOV e G1

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: