sábado, 29 de março de 2025
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal (CSP), lançou nesta quarta-feira (19) uma cartilha para alertar a advocacia e a sociedade sobre o golpe do falso advogado. O material visa prevenir fraudes e fortalecer investigações contra esse crime, que tem se tornado cada vez mais comum em Goiás e outras regiões do país.
Como funciona o golpe?
Segundo a Polícia Civil, os criminosos se passam por advogados para enganar vítimas e obter transferências bancárias ou dados sigilosos. O golpe pode ocorrer por meio de documentos falsificados, perfis falsos em redes sociais e mensagens fraudulentas.
A cartilha detalha as principais estratégias usadas pelos golpistas e oferece orientações práticas para advogados e clientes se protegerem. Entre as medidas preventivas recomendadas estão o uso de canais oficiais de comunicação, reforço na segurança digital e conscientização sobre o uso excessivo de dados pessoais na internet.
Participação da advocacia no combate ao crime
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, enfatizou a importância do envolvimento dos advogados na prevenção desse golpe. “A advocacia precisa estar atenta a esse risco e informar seus clientes, especialmente aqueles que estão em processos judiciais. Essa cartilha é um alerta e um guia para proteger a profissão e a segurança dos clientes”, destacou.
Já o presidente da CSP, Tadeu Bastos, reforçou o compromisso da OAB-GO na defesa dos advogados afetados por esse crime. “Estamos prontos para atuar sempre que um profissional tiver seu nome envolvido em fraudes. Nosso lema é ‘Uma só advocacia’, e seguiremos unidos contra esse tipo de golpe”, afirmou.
Canal de denúncias
A OAB-GO também criou um canal exclusivo para o recebimento de denúncias e disponibilizou um formulário específico para facilitar o registro de casos. Além disso, as vítimas podem formalizar a denúncia na Polícia Civil, anexando provas como prints de conversas e transações fraudulentas.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Anápolis ou Vila Nova sairá da fila no estadual no domingo (30)