quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Este ano de 2020, foram notificados em Goiás 84.308 casos de dengue no estado. Estes dados representam uma redução de 43% no número de casos em relação ao ano de 2019. Apesar da queda o coordenador de controle de vetores da secretaria estadual de saúde, Marcelo Rosa, para os riscos de um surto e até mesmo uma epidemia para o ano de 2021.
“Quando a gente analisa outros dados, a gente tem uma preocupação, que é sobretudo ao sorotipo tipo 1 da dengue que há pelo menos cinco anos não circulava de forma massiva no estado de Goiás, e esse ano ele já ta predominando na ordem de 30%, é um indicativo forte que para o ano que vem, se a população não intensificar o cuidado com o aedes aegypti a gente possa regiões com surtos e até mesmo epidemia. Então a gente precisa tomar um cuidado muito forte em relação a questão do aedes aegypti”.
E ele ainda lembra que o período chuvoso traz uma preocupação a mais em relação a proliferação do mosquito aedes aegypti. “a gente tem essa grande preocupação exatamente com o lixo, porque no período seco, as vzs o lixo que está disposto inadequado, ele fica vazio, ele não tem água e agora com o retorno das chuvas essa intensificação, e combinação com chuva e calor, ela possibilita muito o desenvolvimento do aedes aegypti, e se encontra muito recipiente, muito lixo para acumular água o aedes aegypti ele pode aumentar de forma muito expressiva e naturalmente ele pode potencializar a transmissão da dengue e pode trazer outras doenças, como a Zika e Chikungunya.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.