quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O número de pessoas infectadas pela varíola dos macacos no estado de Goiás subiu para 116, conforme mostram os dados divulgados nesta segunda-feira (15) em boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), e entre esses casos ainda foram confirmadas as duas primeiras infecções da doença em mulheres.
Os pacientes goianos se dividem em duas mulheres e 114 homens, que possuem entre 20 e 47 anos de idade. Além destes, ainda há 209 pessoas com suspeita de estarem com a varíola e 86 casos que foram descartados.
A maior parcela de infectados se concentra na capital, Goiânia – lá, são 95. O restante dos casos está nas cidades de Águas Lindas de Goiás (1); Aparecida de Goiânia (13); Cidade Ocidental (2); Inhumas (1); Itaberaí (1); Luziânia (1); e Valparaíso de Goiás (2).
Os sintomas da varíola dos macacos são a febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão, e a infecção pode acontecer por contato com o vírus, de pessoa para pessoa, por materiais contaminados, de mãe para o feto, de mãe para o bebê pelo contato da pele e por meio de úlceras, lesões ou feridas na boca.
(Com informações do g1 goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.