sábado, 23 de novembro de 2024

Número de barragens cadastradas pelo governo de Goiás sobe de 0 para 6,7 mil entre 2019 e 2023

POR Thaynara Morais | 22/02/2023
Número de barragens cadastradas pelo governo de Goiás sobe de 0 para 6,7 mil entre 2019 e 2023

Secima

D

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apontaram que o número de barragens cadastradas pelo Governo de Goiás saiu de zero 6,7 mil entre meados de 2019 até o começo de 2023. O cadastro é realizado gratuitamente pela internet e é obrigatório para barramentos de todo tamanho, tipo ou idade.

 

 

O processo, além de ser exigido por lei, ajuda a minimizar o risco de acidentes, considerando que os empreendedores precisam realizar inspeções em seus barramentos para realizar o cadastro. Por consequência, é possível identificar anomalias antes que elas evoluam para situações de risco mais grave. O governo, com as informações prestadas prioriza vistorias e orientações às barragens com maior potencial de risco.

 

 

“A regularização [das barragens] é um assunto que vem sendo trabalhado junto ao setor produtivo há algum tempo. Periodicamente, nós nos reunimos para alinhar estratégias. É um tema que tratamos como prioridade, porque envolve a segurança de comunidades e da fauna e flora”, disse Andréa Vulcanis, secretária de Meio Ambiente.

 

 

A meta a partir de 2020 era cadastrar cerca de duas mil barragens por ano em Goiás, porém foi superada. A Secretaria de Meio Ambiente agora acredita que pelo menos 13 mil cadastros serão feitos no Sistema Estadual de Informações de Segurança de Barragens (Seisb) até o fim de 2024.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: