terça-feira, 03 de dezembro de 2024
Redação Jornal Somos
O presidente do sistema Faeg/Senar, Deputado federal José Mário Schreiner, abriu mais um canal de comunicação com produtores rurais e a sociedade. Será reservado um espaço na agenda para falar com os seguidores das redes sociais sobre temas importantes para o campo, através de live no Facebook.
Na desta segunda-feira (01), ele falou de dois assuntos. Um deles foi a renovação do Convênio 100, que isenta de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a compra de insumos agrícolas entre os estados. Os custos de produção da agropecuária aumentarão até 14% caso o benefício não seja renovado, onerando a cadeia produtiva em R$ 40 bilhões e pressionando a inflação.
“Eu, através da Faeg e juntamente com a CNA, estamos lutando dia e noite para a renovação do Convenio 100. Estamos tentando mobilizar os secretários de fazendas dos estados e governadores. A Crise fiscal que assola os estados é o que dificulta a prorrogação. Mas nós contamos com a sensibilidade de todos porque o fim do convênio reflete em prejuízos não só para o produtor rural, mas para quem compra na feira, no supermercado, e também para a manutenção dos empregos” explicou José Mário.
A decisão de renovar ou não o convênio ficou para o dia 5 de abril, em votação de secretários de Economia e Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal. O benefício só será mantido caso todos votem a favor. Outro tema abordado foi a segurança no campo. Na última sexta-feira foram entregues na Faeg, pelo governador Ronaldo Caiado, 50 caminhonetes 4x4, traçadas para renovar parte da frota da Patrulha Rural georreferenciada. Essa foi a primeira parte. O objetivo é chegar com mais rapidez e em lugares de difícil acesso.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.