terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

Novo calendário para o plantio de soja em Goiás é divulgado pela Agrodefesa

POR | 22/04/2022
Novo calendário para o plantio de soja em Goiás é divulgado pela Agrodefesa

Imagem: Divulgação/Sistema Faeg/Senar/Ifag

C

Com o intuito de prevenir e controlar a Ferrugem Asiática da Soja em Goiás, o Governo do Estado, juntamente com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), anunciou a mudança do calendário de plantio da oleaginosa, que passa a valer para entre 25 de setembro a 31 de dezembro, conforme estabelecido pela Instrução Normativa (IN) nº 02/2022, publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado.

 

 

A antecipação também garante o sucesso na semeadura de outras culturas durante o período de safrinha, tendo um melhor proveito das condições hídricas dos solos, assegurando uma boa germinação e desenvolvimento das sementes em campo.  

 

 

Outro ponto importante é que a nova normativa permite que o cadastro das lavouras sejam realizadas até o dia 15 de janeiro dentro do respectivo ano, porém, caso não seja feito até a data mencionada e/ou não tenha efetuado o pagamento da taxa de cadastro, será considerado descumprimento da norma. 

 

 

Com relação ao vazio sanitário, o mesmo foi alterado para 27 de junho a 24 de setembro, apresentando antecipação da data assim como para o calendário de semeadura. O principal objetivo da mudança é atender o prazo de pelo menos 90 dias sem a incidência de plantas de soja vivas à campo. 

 

 

Por fim, a IN nº 02/2022 trouxe também a proibição na semeadura e cultivo em sucessão da soja nas mesmas áreas e no mesmo período (ano) agrícola. Para exceções, o plantio de soja fora da janela estabelecida só será autorizada pela Agrodefesa. Somente no município de São Miguel do Araguaia que ficará restringido o período de 10 de maio a 10 de junho, mas isso devido ao Projeto de Irrigação de Luís Alves.

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg Ifag

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: