sexta-feira, 19 de abril de 2024

Nova plataforma de registro de máquinas agrícolas oferece segurança e economia para o produtor rural

POR | 23/11/2020
Nova plataforma de registro de máquinas agrícolas oferece segurança e economia para o produtor rural

Imagem: Faeg/Senar

A

A nova plataforma ID Agro foi lançada durante a quarta edição do Agro pelo Brasil, e será um local onde será feito o registro de tratores e máquinas, gratuitamente, o que deve representar uma segurança jurídica e economia para os produtores rurais. Essa foi a avaliação feita pelas autoridades que participaram do lançamento da nova ferramenta.

 

 

Fernando Camargo, Secretário de Inovação e desenvolvimento Rural (MAPA), parceiro no desenvolvimento do sistema, afirmou que a ação é como uma espécie de “carteira de identidade” do produtor rural. “Estamos preenchendo uma lacuna legal, atendendo o produtor rural brasileiro, que era ter uma carteira de identidade da sua máquina e poder transitar em via pública sem receber multa ou ter seu equipamento confiscado”.

 

 

Idéia reforçada pelo vice-presidente da CNA e presidente da Faeg, o deputado federal Zé Mário Schreiner.

 

“O que estamos assistindo aqui hoje é um avanço histórico e trará segurança jurídica a todos produtores rurais do Brasil. Sem dúvida nenhuma, essa parceria entre CNA, Instituto CNA, ANFAVEA e Ministério da Agricultura, dirigido pela nossa ministra Tereza Cristina, trabalhando em prol do agro brasileiro, acima de tudo em prol dos produtores rurais brasileiros é um momento histórico e haveremos de comemorar muito”, afirmou Zé Mário

 

 

Com a implantação da plataforma, o produtor rural poderá ter gratuitamente outros benefícios, como a garantia fiscal de propriedade do trator, reduzindo os custos com seguro e facilitando os processos de financiamento com garantia é esperada pelos produtores rurais desde 2015. Outro ganho importante com o ID Agro será o de facilitar o rastreio e a fiscalização por parte das autoridades policiais em caso de roubo ou furto do equipamento.

 

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve presente no evento e demonstrou sua satisfação com a parceria e destacou a rapidez e eficiência no desenvolvimento do sistema, que classificou como rápido seguro e importantíssimo para os produtores rurais do País.

 

“Com a participação de todos, ouvindo todos, com diálogo aberto, fizemos essa ferramenta que acho que vai ser de grande valia para o produtor rural”. Deixou claro o comprometimento do atual governo com o homem do campo. “Eu quero parabenizar a equipe no Ministério da Agricultura, a CNA, o Instituto CNA que nos ajudou a fazer e o Ministério da Justiça, e quero dizer que no governo do Presidente Jair Bolsonaro é assim para ajudar os agricultores é assim, a coisa, é rápida, é simples e tem que acontecer”. Afirmou.

 

 

Segundo as informações da Federação, até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

 

 

A plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo play.google.com. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará para iOS e na web.

 

 

Fonte: Comunicação Sistema Faeg

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: