quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Nova cepa do coronavírus é identificada em goiano de Ceres

POR | 09/02/2021
Nova cepa do coronavírus é identificada em goiano de Ceres

Imagem: Agência Brasil

S

Segundo informações divulgadas pelo Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, ontem, segunda-feira (09/02), chegou a informação ao governo de Goiás de que o Estado possui uma nova variante do coronavírus. Isso porque o Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, analisou amostras de um morador de Ceres, região central de Goiás e afirmou que o caso é de uma reinfecção com a variante, chamada de P2. A qual é diferente das cepas encontradas em Manaus, no Reino Unido e na África do Sul. O secretário acrescentou que a nova variante é estrangeira e que já estava circulando no Brasil. A análise feita pelo Adolfo Lutz não confirmou se a nova cepa é mais agressiva que as já conhecidas.

 

“Os dados dos sequenciamentos realizados apresentados, ficando confirmada, do ponto de vista laboratorial, a reinfecção pelo Sars-CoV-2 no Estado de Goiás, considerando tratar-se de linhagens/variantes distintas em amostras do mesmo paciente, com intervalo superior a 90 dias”, diz o resultado do laudo.

 

 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a variante brasileira originada em Manaus, chamada de P1, já está presente em pelo menos 8 países: Brasil, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Alemanha, Coreia do Sul e Irlanda. Ontem, também, o ministro da Saúde da Argentina, González García, declarou que o país encontrou duas variantes do coronavírus em 4 viajantes que saíram do Brasil: a de Manaus e a do Rio de Janeiro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: