sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Não é só sobre o salário!

POR Jornal Somos | 30/01/2019
Não é só sobre o salário!
O

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), confirmou na manhã desta quarta-feira (30) que o pagamento da folha de dezembro dos servidores da Educação deve ser feito até sexta feira (1). Entretanto, nem todos os servidores públicos devem entrar nessa conta.

 

Só receberão o salário de dezembro aqueles servidores da Educação com salários até R$ 2,7 mil, o que representa 33% da folha salarial.

Após a assembleia realizada em frente ao Palácio Pedro Ludovico, no Centro de Goiânia, convocada pelo Sintego, mais de duas mil pessoas, entre professores/as, administrativos/as, efetivos/as e contratos estiveram presentes para deliberar sobre a pauta indicada pelo sindicato.

 

As aulas, porém, não retornaram em todas as escolas. Em Rio Verde, mais ou menos sete escolas seguem em mobilização até segunda feira, quando novas medidas serão anunciadas. O sindicato solicitou que os professores voltassem para sala de aula, devido aos avanços da negociação com o estado.

 

O presidente do SINTEGO de Rio Verde, Valdemar de Paula, comentou a situação.

Nós estamos lutando desde o começo do mês e não é só pelo salário de dezembro, fizemos assembléias com o governador e com a secretaria da fazenda. Após a mobilização do dia 21, tivemos alguns avanços, não aceitamos o parcelamento, mas tudo funcionando na base da pressão. Não foi passado como serão os próximos pagamentos, mas eles têm que acontecer.”

 

Entre as reivindicações propostas e aprovadas, estão a manutenção do auxílio-alimentação, que, segundo o governador, entrará na folha de fevereiro, e também o pagamento do piso: de acordo com a secretária Fátima Gavioli, o piso será pago para os professores que tenham contrato a partir do mês de abril/2018.

 

“O principal avanço para nós também é ter desvinculado a verba da educação da secretaria da fazenda, existe verba vindo do MEC e do FUNDEB que virá, agora, direto para a educação”, comenta Valdemar.

 

Também foi anunciada a convocação de 465 concursados/as, no último concurso de 2016, nos próximos dias. A secretária de Educação, Fátima Gavioli afirmou que os contratos que terminaram em dezembro do ano passado serão prolongados até abril. Ainda de acordo com ela, a partir de então, os/as temporários/as passarão a receber o piso salarial dos/as professores/as.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: