quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) definiu, após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nessa semana, que os municípios goianos terão de fazer uma busca ativa para atingir a população de 30 anos ou mais que ainda não se imunizou contra a Covid-19 com a 1ª dose da vacina, que segundo o levantamento, são aproximadamente 650 mil pessoas.
As cidades poderão agir conforme sua própria realidade. Algumas indicativas da SES-GO é que os municípios façam campanhas de conscientização, Atenção Primária, utilizem agentes de Saúde e até mesmo carros de som, como forma de alcançar os goianos dessa faixa-etária que ainda não compareceram para a aplicação da dose inicial da vacina.
O levantamento revelou não apenas essa ausência dos 650 mil acima de 30 anos que já podem receber a vacina contra o novo coronavírus, como também o atraso de outros 215 mil cidadãos que não tomaram a segunda dose do imunizante, mesmo já podendo. Para estes, a SES-GO estabeleceu um prazo de 20 dias que será iniciado na próxima semana e ao ser finalizado, liberará as vacinas para serem utilizadas como dose inicial.
“Após esse período, as vacinas serão disponibilizadas como primeira dose (D1) para a população em geral. Os atrasados poderão ainda se vacinar, mas de acordo com a disponibilidade de imunizantes na data em que comparecerem até o local de vacinação”, explicou a pasta.
(Com informações do Mais Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.