sexta-feira, 26 de abril de 2024

Municípios goianos são autorizados a dispensar o uso de máscaras em ambientes fechados

POR Thaynara Morais | 24/03/2022
Municípios goianos são autorizados a dispensar o uso de máscaras em ambientes fechados

Pixabay

E

Em reunião do Centro de Operações de Emergência (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento à Covid-19, os municípios goianos foram autorizados a dispensar uso de máscaras em ambientes fechados.  

 

Segundo as novas determinações, o uso de máscara em supermercados, transporte público, shoppings, boates, aeroportos, rodoviárias, escolas e outros, não é mais obrigatório e sim recomendado.

 

Mesmo com a liberação, o uso em ambientes abertos e fechados continua sendo recomendado especialmente para grupos de risco, que são mais vulneráveis à contaminação.  Também é recomendado continuar utilizando o equipamento de proteção individual em locais abertos ou fechados com aglomeração.

 

De acordo com Wellington Carrijo, coordenador do COES de Rio Verde, o uso de máscaras deve ser mantido. O município não vacinou a porcentagem necessária estabelecida anteriormente pela Secretaria de Saúde de Goiás de 75% de público-alvo vacinado. Uma nova nota técnica está sendo preparada pelo Comitê e deverá ser publicada em breve pela Prefeitura de Rio Verde através da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Com o estado liberando o uso, cabe aos municípios decidirem como será feita a desobrigação em cada localidade. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, é esperado que a população tenha consciência de usar máscara quando necessário.

 

Liberação do uso de máscara em municípios leva em consideração o cenário da pandemia

 

Para a liberação, a decisão leva em consideração as recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), além dos números da pandemia nos municípios de Goiás. Um dos fatores observados foi a queda no número de contaminações, internações e óbitos após o Carnaval.

 

Nesta quarta-feira (23), dados da Secretaria de Estado de Estado de Saúde (SES-GO), apontam que Goiás registrou 1.261.867 casos de Covid-19. Desses casos, 199 mil foram registrados em janeiro, 78 mil em fevereiro e 13 mil em março.

 

Desde o início da pandemia, foram registradas 26.182 mortes, sendo que 673 foram em janeiro deste ano, 505 em fevereiro e 145 neste mês, o que registrou uma queda significativa.

 

Neste mês as taxas de ocupações de leitos de UTI Covid-19 também apresentaram queda. Em dezembro de 2021, a ocupação estava em 35,35%, mas subiu para 76,82% em janeiro e 78% em fevereiro. Nesse mês, no entanto, a taxa se mantém em 50%, valor que contribuiu para a decisão.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: