quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás

Mulheres do SMT ocupam fazenda de João de Deus em Anápolis

POR Jornal Somos | 13/03/2019
Mulheres do SMT ocupam fazenda de João de Deus em Anápolis

Redação Jornal Somos

N

Na manhã desta quarta feira (13) as mulheres Sem Terra ocuparam uma das fazendas de ‘João de Deus’, em Anápolis, entre os distritos de Interlândia e Souzânia. A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra que começou na última semana com mobilizações em todo país.

 

De acordo com o MST, cerca de 800 pessoas invadiram a fazenda Agropastoril Dom Inácio.

João de "Deus" é conhecido por concentrar lotes, terras improdutivas e terrenos na cidade. Segundo levantamento realizado pela Folha de São Paulo em cartórios da região de Goiás, são 27 registros de imóveis em nome do “João curador”. Destes, 23 estão na área urbana, totalizando 19.725 m², e quatro na zona rural, com 703 hectares.

 

Em 26 de dezembro, a mesma fazenda foi invadida e alvo de vandalismo. Segundo o boletim de ocorrências, uma das portas foi arrombada e o imóvel foi revirado.Na época, o caso foi registrado na Polícia Civil. De acordo com os relatos do gerente da propriedade à corporação, não houve arrombamento nos cadeados das porteiras, mas havia sinais de manobras de carro na entrada.

 

Acusado de abuso sexual por mais de 500 mulheres, João Teixeira de Farias, conhecido como ‘João de Deus’, ficou famoso no país e no mundo por oferecer desde 1976 supostos tratamentos mediúnicos.

 

Além dessas e outras acusações, João de "Deus" também concentra propriedades e latifúndios improdutivos em todo estado.

 

Em nota, o grupo explicou o motivo da ocupação, leia:

“Por esses e tantos outros motivos, as mulheres Sem Terra ocupam hoje um território que é fruto do abuso, do estupro e da violência. Lutamos #PorTodasNós em um Brasil que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) é o quinto em mortes violentas de mulheres no mundo”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: