quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Reprodução/MP-GO
O Ministério Público de Goiás se reuniu junto a outros ministérios estaduais e ao Ministério Público da União em uma reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), na sede do MP do Distrito Federal.
A reunião foi realizada para traçar estratégias de atuação conjunta diante dos atos criminosos ocorridos em Brasília no último dia 8. Participou do encontro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assim como integrantes dos setores de inteligência dos MPs. Na ocasião, foram compartilhadas informações sobre os trabalhos realizados.
O procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi esteve presente no encontro e disse que a reunião buscou a uniformização e padronização do modelo de apuração e levantamento de elementos de provas para identificar e responsabilizar aqueles que praticaram os atos de vandalismo.
De acordo com Vechi, o grande papel do Ministério Público agora é fazer com que aquilo que ocorreu e foi amplamente divulgado para a sociedade seja minuciosamente apurado, colhendo informações e dados que podem estar espalhados pelo Brasil.
No encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (18), Flávio Dino apresentou propostas de mudança legislativa visando a possibilidade de uma punição mais severa e efetiva a atos como os do dia 8. Os participantes também falaram sobre protocolos para prevenir eventos dessa natureza.
“Tratamos da importância de produzir conhecimento e doutrina para que consigamos, enfim, fazer com que atos como esse nunca mais aconteçam num País cujo regime democrático é uma de suas maiores premissas e cuja defesa é missão do Ministério Público”, afirmou Aylton Vechi.
A Comissão de Parametrização e Uniformização das Ações do Ministério Público brasileiro foi criada pelo CNPG no dia 9 para reforçar a atuação em todo o território nacional.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.