sexta-feira, 19 de abril de 2024

MP-GO recomenda medidas específicas no acompanhamento de inquéritos de mortes ocorridas durante atuações policiais em Rio Verde

POR Jornal Somos | 20/07/2022
MP-GO recomenda medidas específicas no acompanhamento de inquéritos de mortes ocorridas durante atuações policiais em Rio Verde
O

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou que a 8ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Rio Verde, Goiás, adote medidas específicas para apuração de casos relacionados a mortes que tenham sido registradas nos grupos especializados e delegacias da regional, e que tenham acontecido durante ações de policiais militares, que sejam acompanhados desde a comunicação e registro dos fatos até a conclusão das investigações. 

 

O responsável pela recomendação foi o promotor de Justiça Paulo de Tharso Brondi de Paula Rodrigues, da 11ª Promotoria de Justiça de Rio Verde. Segundo ele, o objetivo é prevenir e apurar casos de letalidade policial nos municípios da comarca. Todos os delegados da regional de Rio Verde devem seguir as recomendações.

 

Para o cumprimento das recomendações, às autoridades policiais precisam comparecer pessoalmente no local dos fatos, assim que for comunicado a ocorrência para que o isolamento, a perícia e a necropsia sejam realizadas. 

 

Além disso, também será necessário que, no inquérito policial, contenha informações sobre os registros da comunicação, imagens e movimentações das viaturas envolvidas na ocorrência. As armas de todos os agentes envolvidos devem ser apreendidas e submetidas à perícia específica, e também é necessário conter juntamente ao processo, o histórico funcional militar completo de cada policial, além das pesquisas nas bases de dados policiais de praxe. 

 

 

ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE POR EDUARDA LIMA E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: