Ministério da Justiça faz operação contra pirataria digital em Goiás e outras 10 estados

POR Camilla Paes Leme | 21/06/2022
Ministério da Justiça faz operação contra pirataria digital em Goiás e outras 10 estados

Imagem: Reprodução/Arquivo

N

Nesta terça-feira (21/6), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob coordenação da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), deflagrou a quarta edição da Operação 404 - com foco na repressão de crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet, ou seja, a violação de direito autoral.

 

 

Policiais civis cumpriram, por determinação judicial, mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. Dessa edição, participam 11 estados brasileiros: Goiás, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Para, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo). As informações ainda possuem apoio das embaixadas de dois países: Estados Unidos e Reino Unido.

 

 

A operação está sendo acompanhada do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), no Setor Policial Sul, em Brasília.

 

 

Segundo o Ministério da Justiça, os investigados capturavam o sinal de canais de televisão fechada e cobravam para repassá-los para assinantes do serviço de pirataria. Os agentes também bloquearam 266 sites e 461 aplicativos de streaming pirata e removeram perfis e páginas de redes sociais e de buscadores da internet. A pasta estima que o dano causado pelos crimes é de R$ 306 milhões.

 

 

Se condenado, os supostos autores podem pegar pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo para obter lucro. Já quem consome pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

 

 

O nome da força-tarefa "404" faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página da web não foi encontrada ou está indisponível.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES