quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Metade dos selecionados por aplicativo não realiza teste para Covid-19 em Goiás

POR | 28/09/2020
Metade dos selecionados por aplicativo não realiza teste para Covid-19 em Goiás

Foto: Diomício Gomes

O

O aplicativo Dados do Bem do governo estadual reconheceu este final de semana um problema, principalmente no interior, após ficar uma semana suspenso. Segundo informações da superintendente da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, apesar de as pessoas continuarem baixando o programa nos celulares e preencherem os dados, apenas 50% das selecionadas vão efetivamente realizar o teste.

 

 

Por conta desta constatação, o governo prepara uma campanha por meio de mensagens via celular (SMS) para a população se conscientizar sobre a importância de fazer o teste. Essa ação tem como foco combater dois dos considerados principais motivos da queda da procura efetiva para realização dos exames, que os sintomas tenham desaparecido ou não sejam considerados graves pela pessoa. Nas secretarias municipais de cidades que aderiram ao projeto, é dito também que a interrupção temporária desanimou parte da população. Os vouchers para testes ficaram suspensos entre os dias 1º e 8 de setembro para que os responsáveis pelo sistema pudessem normalizar a divulgação dos resultados dos exames, prometida para ocorrer dentro do aplicativo. Entretanto, na época houve o que o governo chamou de instabilidade na comunicação entre os sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial, do DataSUS e do Ministério da Saúde, o que impediu o acesso do governo estadual aos laudos e o encaminhamento para os usuários.

 

 

Flúvia Amorim disse que o baixo número de pessoas selecionadas que comparecem aos testes é preocupante porque ao testar positivo, mesmo que os sintomas não sejam graves, o Estado tem condições de isolar um vetor do vírus, as pessoas que tiveram contato e reduzir o contágio do coronavírus. “Precisamos pensar no coletivo”, comentou. Ela também acha necessário conscientizar as pessoas para que mesmo após o primeiro preenchimento dos dados, com informações sobre se estão ou não com sintomas, é preciso que continuem fazendo isso pelo menos de 7 em 7 dias, para que o aplicativo ajude também no monitoramento da Covid-19, mostrando as regiões onde se tem mais ou menos pessoas sintomáticas e onde estão as áreas com mais casos positivos.

 

 

Semana passada o Dr. Wellington Carrijo chegou a comentar no Papo Líder que tem tido pouca procura na cidade, que possui a disponibilidade de realizar aproximadamente 200 exames dia e teve turno que realizou apenas 20 exames. Rio Verde que ocupa a 3ª colocação no ranking de cidades que participam e número de pessoas que se cadastraram no aplicativo, tendo um total de 7.510 cadastros. O próprio médico lembrou que é importante as pessoas participarem e aproveitarem a forma de controle e identificação da doença no município.

 

 

 

Leia também:

 

Rio Verde registra mais pacientes curados que contaminados com Covid neste domingo (27)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: