quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mesmo com pandemia, Goiás fechará 2020 com saldo positivo em produção agropecuária

POR REDAÇÃO | 09/12/2020
Mesmo com pandemia, Goiás fechará 2020 com saldo positivo em produção agropecuária

Jornal Somos / Blender Barbosa

S

Setor produtivo rural foi marcado por superação. Segundo presidente da Faeg, houve quedas, mas agro manteve compromisso alimentar.

 

 

O Sistema da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faeg/Senar), juntos ao Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Sindicato Rural, apresentaram balanço de 2020 do setor de agronegócio e agropecuária. Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 9 de dezembro, na sede da Faeg, em Goiânia.

 

 

A apresentação foi conduzida pelo presidente da Faeg e deputado federal, José Mário Schreiner; pelo diretor executivo do Ifag, Edson Novaes; e pelo superintendente do Senar, Dirceu Borges. Em suas falas, as lideranças destacaram os principais pontos do agro: pandemia, produção e preço de alimentos, safras, exportação, dificuldades do setor e perspectivas para 2021.

 

 

Conforme apontou José Mário, o setor produtivo rural foi marcado, além da pandemia, por superação. Segundo ele, houve quedas nos números, mas, em comparação a outros setores da economia, o agro não parou e manteve seu compromisso com a alimentação.

 

 

“A gente começou o ano com expectativa favorável, de crescimento. Mas a realidade goiana, brasileira e mundial foi surpreendida pela Covid-19. Isso trouxe enormes desafios, e o agro desde o início foi tratado como setor essencial, assim como a saúde e a segurança. Isso porque é preciso manter a população alimentada. Tivemos enormes desafios nesta pandemia, se eu pudesse resumir 2020 seria em duas palavras: adversidade e superação”, disse o presidente.

 

 

 

  

Empregos, produção, preços e exportação

 

Apesar da garantia de segurança dentro de uma realidade de quedas, em 2020 o brasileiro se deparou com a inflação e alta dos preços dos alimentos, em especial os itens da cesta básica: arroz, feijão e óleo de soja. De acordo com Edson Novaes, o fato foi ocasionado pela alta dos preços das commodities agrícolas internacionais, desvalorização cambial e aumento dos custos de produção.

 

 

O diretor ainda salientou que no início do período de isolamento houve um desestímulo na produção de alimentos perecíveis e dificuldades na estocagem. Em contrapartida, a agropecuária registrou dados positivos no PIB e crescimento no número de geração de empregos. A movimentação se entende à indústria alimentícia, que ampliou os números de contratações em 39% de postos de trabalho.

 

 

“Tivemos aumento dos custos de produção interna, desestímulo da produção, em especial de produtos ligados à pecuária. Todos esses fatores influenciaram a demanda, a oferta e a exportação. O aumento dos preços foi causado pelo aumento de custos de produção, principalmente. Isso fez com que os produtores não conseguissem auferir a recuperação de preços feita em relação a anos anteriores. Isso na questão de grãos e também agropecuária”, apontou Edson.

 

 

 

  

Agro em Goiás

 

Em Goiás, a realidade do agro é positiva. O Estado seguiu produzindo e vai fechar o ano com saldo positivo em produção. A colheita de safra estimada é de 27,5 milhões de toneladas de cereais fibras, oleaginosas, que representam um crescimento de 8,9%. Já a área plantada avançou 7%, evidenciando aumento da produtividade.

 

 

A soja foi o carro chefe do ano, com uma produção de 13,1 milhões de toneladas. Além dela, o setor sucroenergético, com produção de 77,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar: ganho de 2,79% em relação à última safra.

 

 

O comércio exterior também se superou. De janeiro a outubro de 2020, houve um aumento de 29% nas exportações. A cada US$ 10 exportado, US$ 8,30 foram de produtos do agro. As saídas totalizaram 83%, chegando a mais de 157 países. As principais nações que receberam produtos goianos foram a China, União Europeia, Tailândia, Japão e Coreia do Sul, respectivamente.

 

 

Para Dirceu, a realidade de Goiás evidencia cuidado e preocupação com o setor e o incentivo garantido pelas entidades rurais aos produtores, por meio da capacitação rural contínua. Em 2020, o Sistema Faeg/Senar beneficiou 203.871 pessoas. As ações foram feitas por meio de cursos, qualificações, lives e assistências.

 

 

“Tivemos que nos reinventar e cumprir nossa missão mesmo em tempos difíceis. Chegamos a mais de 200 mil pessoas beneficiadas pelo Senar Goiás. Essas ações foram em todo Estado de Goiás. A assistência técnica, que não podíamos parar, tornamos ela virtual, remota, para que o técnico continuasse levando as informações”, expressou o superintendente do Senar.

 

 

 

  

Projeções para 2021

 

Para o próximo ano, a perspectiva das entidades é de cautela. Conforme apresentado por José Mário, é esperada uma retomada econômica a partir da vacina da Covid-19. Além disso, com as reformas administrativa e tributárias, um maior estímulo e força para o agro.

 

 

Na pecuária, com o aumento do consumo interno e do aquecimento das exportações, deverá acontecer alta na produção de proteínas animais. No entanto, há desafios previstos, como: chuvas irregulares e escassas causadas pelo fenômeno la nina; e gestão dos custos em paralelos à oscilação do dólar.

 

 

Quanto aos eventos do agro em Goiás, como a Tecno Show, o Sistema Faeg/Senar ainda destacou que estão sendo estudadas alternativas para que aconteçam, pois movimentam bilhões de dólares todos os anos.

 

 

 

 

(Matéria produzida por Blender Barbosa)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: