sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, deputado federal José Mário Schreiner, recebeu nesta segunda-feira (25), juntamente com diretores e parte da equipe técnica da Faeg, a Secretária do Meio Ambiente, Andrea Vulcanis.
Dentre vários assuntos relacionados as questões ambientais, foi abordado a necessidade de regularização das barragens do estado. Mas não se pode colocar sob a mesma ótica o caso ocorrido em Brumadinho, Minas Gerais, e as barragens usadas no setor agropecuário porque as finalidades são completamente diferentes. A federação estará acompanhando e discutindo esse processo junto a secretaria para que não ocorra prejuízos ao produtor rural.
De início a ideia é fazer um cadastramento informatizado das barragens para saber a partir dessas informações a classificação quanto a categoria de risco e o dano potencial associado. “Precisamos adequar os empreendimentos as normas de técnicas de barragem, mas a segurança jurídica ao produtor deve ser primordial para regularizar a situação. Sugeriu, José Mário.
A secretaria propôs para essa semana um workshop para discutir como será esse cadastro, prazos e termos de compromisso. “ Estamos buscando apoio para fazer isso de forma branda para conseguirmos colaboração de quem tem essas barragens nas propriedades, independentemente do tamanho”, explicou a secretária.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero