sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil (DEM) foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina. Seu nome foi chancelado pelas presidências da Câmara e do Senado e indicado ao comitê da premiação, na Suécia. O prêmio é anunciado em outubro e terá sua cerimônia realizada em dezembro deste ano.
O parlamentar publicou em suas redes sociais sobre a indicação ao comitê da premiação e disse estar muito emocionado porque não esperava, já que no Brasil, foram apenas cinco indicações.
Calil é especialista em cirurgia de separação de gêmeos siameses e contou que tudo começou quando seus colegas da Câmara conheceram o seu trabalho. “Um grupo de deputados conheceu o meu trabalho, se organizaram e pediram meu currículo (que tem 25 páginas). Aí o nome foi chancelado pelas presidências da Câmara e do Senado e enviado para Estocolmo, em novembro de 2019”, explicou o profissional.
Ele já foi personagem principal de reportagem especial do canal Discovery Channel, sobre cirurgia rara intitulada hemangioma gigante, porém acredita que não foi indicado apenas pelo trabalho desenvolvido com siameses.
“Sou pesquisador, cientista, desenvolvo pesquisas, sou referência mundial, já fiz apresentação na ONU, patentiei medicamento para redução de tumores benignos em adultos e crianças, que até então não tinha outro tratamento. São tumores graves e complexos que não tinham tratamento eficaz. Desenvolvemos o produto”, esclareceu Zacharias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero