domingo, 25 de maio de 2025
Foto: Reprodução Metrópoles
Apesar das lendas antigas que cercam a manga — como a de que não pode ser consumida com leite ou de que contém açúcar demais — a ciência tem mostrado que a fruta merece espaço no prato. Um estudo recente, publicado na revista Nutrients e conduzido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois (EUA), indica que a manga pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2.
A pesquisa contou com 48 voluntários com sobrepeso ou obesidade, divididos em dois grupos. Durante quatro semanas, um grupo consumiu manga duas vezes ao dia, enquanto o outro recebeu um produto de controle. Ao final do estudo, os participantes passaram por um novo teste de tolerância à glicose.
O resultado? Quem consumiu a fruta teve melhora na sensibilidade à insulina, hormônio responsável por levar a glicose para dentro das células. Esse efeito contribui para o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e, com o tempo, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Segundo a nutricionista Giuliana Modenezi, do Hospital Albert Einstein, o estudo, mesmo com duração curta, reforça os benefícios da manga. “Ela é temida por muita gente por ser muito doce, mas tem fibras, carotenoides, vitaminas A e C, e potássio”, destaca.
Além de ajudar no controle glicêmico, esses nutrientes favorecem a saúde intestinal e cardiovascular. Mas vale lembrar: os efeitos positivos da manga ocorrem dentro de uma alimentação equilibrada.
*Com informações Metrópoles
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.