sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Mais de 50 turistas passam mal e suspeitam de intoxicação alimentar em Rio Quente

POR Ana Carolina Morais | 25/04/2022
Mais de 50 turistas passam mal e suspeitam de intoxicação alimentar em Rio Quente

Foto de Mikhail Nilov no Pexels

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Turistas que estavam hospedados em um resort da cidade de Rio Quente precisaram buscar atendimento médico depois de passarem mal. A suspeita é que o mal estar tenha sido gerado por uma intoxicação alimentar. Em entrevista ao g1 Goiás, o administrador Andrei Gomes, de 49 anos, afirmou que aproximadamente 50 pessoas que se alimentaram no restaurante de um dos hotéis tiveram que ir para o ambulatório. O resort informou que não consegue precisar a quantidade de pessoas que passaram por atendimento médico.

 

 

Segundo o administrador, os principais alimentos que teriam causado o mal estar foram palmito e macarrão. “Adultos, idosos e crianças que comeram as mesmas coisas, palmito, macarrão, vomitando muito. Muitos com diarréia, vômito, e outros com febre e dor de cabeça também”, contou ao g1 Goiás.

 

 

A assessoria de imprensa do Rio Quente Resorts, alvo dessas denúncias de intoxicação alimentar, se manifestou afirmando que, normalmente, o ambulatório recebe entre 20 e 30 pessoas por dia com indisposições que podem ser geradas por motivos como alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas e desidratação.

 

 

Além disso, a empresa também informou que são retiradas amostras de qualidade de todas as refeições que são servidas em seus hotéis, para avaliação da qualidade. Na nota, o resort ainda revelou que na data do ocorrido, no último sábado (23), “houve um número um pouco maior na procura, o que está sendo acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas do resort, que em está em contato com as pessoas atendidas. Não houve nenhum caso grave” e que no domingo (24) os atendimentos já estão abaixo do número normal.

 

 

A prefeitura de Rio Quente também se pronunciou sobre as ocorrências, dizendo que o Hospital Municipal não recebeu pacientes para atendimento de intoxicação alimentar, que também não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso e que, apesar de terem feito uma inspeção sanitária há 60 dias na cozinha central do resort, onde não foram encontradas irregularidades, irão fazer uma nova inspeção no local nessa semana.

 

 

 

Confira abaixo a íntegra das notas do Rio Quente Resorts e da Prefeitura de Rio Quente:

 

 

Nota Rio Quente Resorts

Normalmente, o ambulatório do complexo recebe em torno de 20 a 30 pessoas por dia com algum tipo de indisposição, que pode ser gerada por alimentação, grande exposição ao sol, bebidas alcoólicas e/ou desidratação. Importante reforçar que o número de atendimentos realizados neste dia está dentro da média, levando em consideração que o número de clientes estava três vezes maior por ser feriado (alta ocupação).

 

De todas as refeições servidas são retiradas amostras para que a qualidade seja avaliada. Ou seja, temos um processo preventivo de análise que é seguido de forma criteriosa por nossa equipe.

 

No caso de ontem, houve um número um pouco maior na procura, o que está sendo acompanhado de perto pela equipe de nutricionistas do resort, que em está em contato com as pessoas atendidas. Não houve nenhum caso grave. Neste domingo (24), os atendimentos estão abaixo do número normal.

 

Já enviamos os alimentos para análise e averiguação mais detalhada. Também estamos levantando junto aos hóspedes se ingeriram alimentos na Esplanada de Rio Quente, que abriga feiras e vários restaurantes, já que a maior parte que procurou o ambulatório estava em um hotel externo do complexo.

 

Reforçamos que nosso compromisso com a saúde e segurança dos nossos hóspedes é prioridade e oferecemos tratamento emergencial para todos os clientes.

 

 

Nota Prefeitura de Rio Quente

A Prefeitura de Rio Quente, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que soube do fato por meio do Grupo Jaime Câmara. Não tivemos nenhuma procura no nosso Hospital Municipal para esse tipo de atendimento e, até o momento, nenhuma denúncia foi realizada.

 

A gestão municipal esclarece que foi realizada, por volta de 60 dias atrás, uma inspeção sanitária na cozinha central do complexo, sendo feita uma inspeção minuciosa, tendo acesso inclusive aos resultados dos exames feitos periodicamente por amostras de refeições através de laboratório. Todas elas com resultados negativos para possíveis irregularidades.

 

Entretanto, a Secretaria de Saúde realizará, nesta semana, uma nova inspeção, tanto na questão da cozinha quanto dos casos procurados no ambulatório do complexo.

 

 

(Com informações do g1 Goiás)

 

 

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