quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), realizou um levantamento após o fim do prazo para o recadastramento anual obrigatório dos beneficiários (31 de agosto) e acabou descobrindo que 40,16% dos segurados previstos no calendário, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho não realizaram o mesmo.
De acordo com as informações do órgão dos 7.623 beneficiários entre aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, apenas 4.561 fizeram a atualização e 3.062 deixaram de agendar ou comparecer nos postos de atendimento.
A preocupação é que após 60 dias da data de aniversário, irregularidade implica em bloqueio dos benefícios. Situação prevista na Lei Complementar nº 161/20, o recadastramento anual obrigatório foi criado com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (por exemplo, óbitos não identificados e fraudes). A regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.
De acordo com o diretor de Militares e Relacionamento com o Segurado, tenente-coronel José Lemos da Silva Filho, a partir deste ano o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. Segundo o diretor, a previsão é de que até o mês de janeiro de 2022 sejam regularizados os cadastros de aproximadamente 71 mil segurados (civis e militares) da previdência estadual.
Conforme o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento para evitar aglomeração.
“Para maior segurança do beneficiário e da instituição, a Goiasprev elaborou um calendário para 2021, contando com o multiatendimento da instituição e a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo, somando 123 postos de atendimento em todo o Estado”.
Gilvan ressalta ainda a importância de os segurados da previdência estadual ficarem atentos aos prazos fixados no calendário, publicado no site da Goiasprev (www.goiasprev.go.gov.br) e divulgado semanalmente em todos os canais de comunicação da instituição, considerando que a irregularidade implica em bloqueio dos benefícios e consequentes transtornos para o segurado e para a instituição.
Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informa que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito pelos seguintes canais:
Goiasprev: atendimento somente por videoconferência - Essa modalidade será exclusiva para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do Estado ou do país.
O agendamento será realizado após o envio da documentação exigida para o e-mail recadastramento2021@goiasprev.go.gov.br, o qual será respondido em até 48h, com a data e horário disponíveis para realização do recadastramento.
Deverão ser enviados os seguintes dados:
Para os aposentados e pensionistas residentes em outros estados brasileiros ou estrangeiros permanece a opção do kit de recadastramento no site www.goiasprev.go.gov.br, que deverá ser devidamente preenchido e enviado pelos Correios.
Mais informações pelos telefones:
Fonte: Goiás Previdência - Governo de Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.